home » A ESCOLA















APRESENTAÇÃO

Trata-se, antes de tudo, de um trabalho inovador na área da Educação pelo Esporte, pois não se restringe a simples idéia de desenvolver uma atividade esportiva com fins de formar atletas. Amplia-se a utilizar o prazer da prática esportiva para contribuir com a formação educacional, familiar, física e psicológica do indivíduo, como um ser íntegro em suas potencialidades.

HISTÓRICO

O início da Escolinha Desportiva Rola-Bola está ligado a formação pessoal do Professor Fernando Ávila, quando na juventude investiu nas categorias de base na tentativa de jogar futebol profissionalmente, em clubes de futebol como Cruzeiro, São José, Grêmio (P. Alegre – RS) e Paulista (Jundiaí-SP). Sua história continua quando, o ainda acadêmico, Fernando Avila dava seus primeiros passos para Formação no curso de Educação Física. A Escola Rola-Bola foi planejada nas salas de aula, nos debates com colegas, em cursos de área e nas experiências de prática em estágios de creches, centros comunitários, escolas particulares, estaduais e escolinhas de futebol.

No dia 06 de março de 1990, na Av. do Forte, 1152 - Porto Alegre - R.S., já com maior experiência, foi realizada a primeira aula da Escolinha Desportiva Rola-Bola. Este ano, também coincide com a data da Formação como Professor de Educação Física de Fernando Avila.

Hoje, a Escola Desportiva Rola-Bola, conta com outras sedes, desenvolve a prática de Futsal, Futebol de Campo e Futebol Sete (masculino e feminino), profissionais de Educação Física, diversificado material didático e objetivos com aspectos formativos bem traçados, que possibilitam um alto nível de qualidade e elevado conceito na área de Educação.

A COMPETIÇÃO

A competição quando bem orientada, é fundamental na formação do indivíduo. Por isto, não pode ser encarada como um fim, mas como um valioso instrumento para atingir objetivos maiores. É importante ressaltar que cada faixa etária deve ter um nível adequado de exigência.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Escolas, Festas de Aniversário, Colônias de Férias, Organização de Eventos Esportivos, Administração Esportiva para Empresas, Aulas de Futebol, Natação, Voleibol.

OBJETIVOS MOTORES

Além dos fundamentos técnicos do esporte em que a criança opta por praticar (ex.: futebol, basquete, natação, voleibol...), ela passará por uma série infindável de atividades recreativas e desportivas, que favoreçam o desenvolvimento motor adequado à sua faixa etária. Pois entendemos que a formação motora se dará de forma mais completa pela diversificação de experiências motoras.

OBJETIVOS PSICOLÓGICOS

Reconhecer as individualidades de cada criança, buscando dar-lhe suporte psicológico adequado para que se desenvolva em suas potencialidades.

O PROFESSOR

Ao Professor não basta ter conhecimento prático do esporte, necessita embasamento teórico. Ele é um facilitador da aprendizagem, deverá ter perfil, em que a criança identifique nele segurança, amizade, organização, conhecimento, responsabilidade e outras qualidades que lhe sirvam de parâmetro e incentivo a prática esportiva.

EFEITOS POSITIVOS CONSTATADOS

Criatividade, auto-estima, coordenação motora, técnica desportiva, aproveitamento escolar, equilíbrio motor e psicológico, socialização, hábitos de higiene, diminuição de agressividade, concentração, postura corporal, esquema corporal, afirmação de lateralidade, extinção de sincinesias, caráter, consciência crítica, sentido de liberdade, justiça e responsabilidade, atenção, raciocínio, abstração, flexibilidade dos segmentos corporais, criatividade, etc.

Escola de Futebol Rola Bola, um investimento em educação.
Trabalhamos com alunos de Alunos de 3 a 17 anos.
Melhor visualizado em resolução 800 x 600 / Configurado para funcionar corretamente no Internet Explorer 6.
Todos os Direitos Reservados - © 1990-2013, Escola de Futebol Rola Bola.